CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

ÁREA DE ATUAÇÃO/MERCADO DE TRABALHO

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Concórdia – FACC desenvolve para os seus graduados um perfil generalista, tornando-os aptos a resolver contradições potenciais entre diferentes concepções da Arquitetura e Urbanismo, respondendo às necessidades de abrigo da sociedade e dos indivíduos, quanto a seus aspectos sociais, culturais, ambientais, éticos e estéticos.
O Arquiteto e Urbanista dispõe de diversificado campo de atuação profissional. A área de projetos de edificações e de interiores é a mais comumente conhecida, e engloba projetos arquitetônico, elétrico, hidrossanitário, estrutural e outros. Mas o profissional também tem atribuições para trabalhar com Urbanismo, planejando e modificando cidades e regiões; Paisagismo, projetando espaços particulares e públicos em áreas livres, como jardins, praças e parques; Patrimônio Histórico, em obras de restauração de edificações de relevante valor histórico e social; Comunicação Visual, criando, por exemplo, identidade visual de empresas e produtos; Tecnologia da Construção, atuando na pesquisa e desenvolvimento de materiais e técnicas de construção, além de outras atividades legalmente permitidas.
A partir de 2012 os Arquitetos e Urbanistas passarão a contar com o Conselho próprio: o Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), desligando-se definitivamente dos CREA’s.

APECTOS LEGAIS

Autorização: Portaria Ministerial nº 1.749/09, de 11 de dezembro de 2009.

DURAÇÃO

- 10 semestres (5 anos)
-  Carga horária total: 3978 horas

HORÁRIO DAS AULAS

As aulas são no turno noturno, de segunda a sexta e aos sábados pela manhã.

PERFIL DO EGRESSO

Segundo a Resolução CNE/CES 6, de 2 de fevereiro de 2002, em seu artigo 4º, o perfil do formado em Arquitetura e Urbanismo deve abarcar a condição de construção do acadêmico na busca, durante o curso, de um perfil que apresente:
a) sólida formação generalista;
b) aptidão de compreender e traduzir as necessidades de indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação e o paisagismo;
c) compreensão para a conservação e valorização do patrimônio construído;
d) preocupação de proteger o equilíbrio do ambiente natural e utilização racional dos recursos disponíveis.
O currículo pleno do curso, bem como as atividades propostas e planejadas para o desenvolvimento do mesmo garantem os aspectos exigidos pela Diretriz Curricular dos cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo. Entende-se que é possível formar um profissional com o perfil proposto uma vez que a transdisciplinaridade é a linha norteadora do curso, atrelado a isso a vinculação entre o teórico e o prático, garantido pela estrutura laboratorial a disposição do curso.
As Diretrizes Curriculares para os Cursos de graduação em Arquitetura e Urbanismo, publicizadas por meio da edição da Resolução CNE/CES nº 6, em seu artigo 3º, parágrafo 2º, sugerem que os cursos normalizados pela mesma busquem a formação de profissionais que tenham preocupação técnica e social com os seguintes princípios:
a) a qualidade de vida dos habitantes dos assentamentos humanos e a qualidade material do ambiente construído e sua durabilidade;
b) o uso da tecnologia em respeito às necessidades sociais, culturais, estéticas e econômicas das comunidades;
c) o equilíbrio ecológico e o desenvolvimento sustentável do ambiente natural e construído;
d) a valorização e a preservação da arquitetura, do urbanismo e da paisagem como patrimônio e responsabilidade coletiva.
Na busca do perfil proposto, teremos como produto do processo de formação, um egresso com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua atuação crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanista, em atendimento às demandas da sociedade.
Para atingir tal perfil o profissional formado deverá apresentar capacidade de compreensão dos elementos e processos concernentes ao ambiente natural e ao construído, e de aplicação desse conhecimento na busca do desenvolvimento social.


PERFIL DO CORPO DOCENTE

O corpo docente conta com profissionais de diversas áreas, de modo a suprir os alunos do amplo conhecimento necessário para a atuação como Arquiteto E Urbanista. Dentre os docentes há em sua maioria mestres e doutorandos. Os professores das disciplinas práticas têm atuação destacada no mercado de trabalho, possibilitando a integração entre as atividades acadêmicas e práticas, o que é fundamental na formação de bons profissionais.

COORDENADOR

INFORMAÇÕES: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou no telefone (49) 3444-5006

 

 

Rua Anita Garibaldi, 3185 - Bairro Primavera - 89701-130 Concórdia SC.

Copyright © 2015 FACC - All Rights Reserved.